Figueirense vence e Beto Canhota comemora a primeira vitória como treinador profissional

Figueirense vence e Beto Canhota comemora a primeira vitória como treinador profissional

Figueirense vence e Beto Canhota comemora a primeira vitória como treinador profissional

“O bom filho a casa torna”, este é um ditado popular que pode ser usado pelo ex-jogador e atual treinador de futebol, Luiz Alberto de Sousa – o conhecido “Beto Canhota”. Natural de São João del-Rei, no Campo das Vertentes, ele está de volta à sua cidade Natal para atuar profissionalmente, mas dessa vez na área técnica. No último final de semana, Beto teve motivo de sobras para comemorar, quando ocorreu a sua primeira vitória comandando uma equipe no futebol profissional.

Dentro das quatro linhas, Beto, hoje com 38 anos, teve uma carreira vitoriosa, com passagens por grandes equipes do futebol brasileiro e mineiro, como Joinville (SC), Tupi, Ipatinga, Athletico (PR), ABC (RN), Paysandu (PA), Democrata-GV, e Tombense. Pelo Tigre do Vale do Aço, Canhota conquistou o Campeonato Mineiro 2005 e foi vice-campeão da Série B em 2007. Pelo furacão paranense, disputou a Copa Libertadores da América.

Beto em atendimento à imprensa tricordiana (Foto: Figueirnese)

Após encerrar a carreira no futebol, Canhota (foto, à esquerda) foi para a área técnica. Foi treinador na histórica campanha do próprio Figueirense, de São João del-Rei, no Campeonato Mineiro Sub-20 de 2017, que ficou em terceiro lugar no Hexagonal Final, ficando a frente do Cruzeiro e América. No ano seguinte, embarcou para Europa para a disputa de uma competição no Velho Continente, conquistando o título.


Na transição para o comando profissional, Beto iniciou a elite do Campeonato Mineiro desta temporada sendo auxiliar técnico no Tupi. Na reta final da competição, foi efetivado como treinador, mas perdeu as três partidas disputadas e não conseguiu evitar o rebaixamento. Canhota seguiu no comando da equipe na Série D, mas nas três primeiras rodadas, a equipe Carijó havia sofrido duas derrotas e empatado uma, o que culminou com a sua saída.


Sob o comando do Figueirense na atual edição da Segundona Mineira, os comandados de Beto conquistaram a primeira vitória na competição no último final de semana, quando a sua equipe foi até Três Corações, no Sul de Minas, e venceu por 2 a 1. Até então, a equipe havia disputado três partidas, com duas derrotas e um empate. Na próxima rodada, sua equipe visita o Pouso Alegre, na cidade de mesmo nome, e só a vitória interessa para que o Tigre do Bom Pastor continue vivo na competição.

O Portal da Segundona Mineira é Kickball. Nós #SomosKick

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *