EXCLUSIVO! Guia da Segundona Mineira 2017

EXCLUSIVO! Guia da Segundona Mineira 2017

Fim de espera! Finalmente vai começar o Campeonato Mineiro da Segunda Divisão, a tradicional Segundona Minera, que na prática, é a terceira divisão estadual. Neste sábado (29), a bola começa a rolar nos gramados de Minas Gerais. Serão nove equipes brigando por duas vagas no Módulo II 2018.

O formato deste ano é diferente dos demais: todas as onze equipes jogam entre si, em partidas de ida e volta, no formato de pontos corridos, sagrando-se campeão o clube com o maior número de pontos. Os dois primeiros colocados conquistam o direito de disputar, a partir do primeiro semestre da próxima temporada, o Campeonato Mineiro do Módulo II.

No ano passado, subiram Tupynambás FC (campeão) e FC Betinense (vice). O CA Patrocinense (terceiro colocado) foi beneficiado com a desistência do Minas do Módulo II 2017 e também subiu.

Participantes: Atlético, Betis, Coimbra, Democrata-SL, Inter de Minas, Ipatinga, Poços de Caldas, Ponte Nova e União Luziense.

Para deixar o nosso leitor muito bem informado, o Portal da Segundona Mineira fez um Guia da Segundona Mineira 2017, com as informações de todos os clubes que disputarão a competição neste ano.

Fundação: 25/03/1908
Melhor campanha na Segundona: estreante

O projeto de criação de uma equipe B deu o pontapé inicial neste ano, quando a equipe secundária do Galo iniciará a campanha no Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. De acordo com o Superintendente de Futebol do Atlético, André Figueiredo, é um projeto que irá ganhar força com o passar do tempo, mas a ideia inicial é dar rodagem aos atletas, além de conquistar o acesso logo este ano, para que na próxima temporada, no Módulo II, consiga desafios mais interessantes e, consequentemente, oferecer maiores obstáculos à equipe.

O Atlético B fez dois amistosos. No primeiro, vencer o Soccer Trainer por 3 a 0, na Cidade do Galo. No segundo, foi até Nova Lima e venceu os reservas da equipe profissional do Villa Nova por 2 a 0. A estreia da equipe na Segundona Mineira acontece diante do Poços de Caldas Futebol Clube, no domingo (30), no Sul de Minas.

Time-base: Rodolfo; Adson, Igor Brondani, Donato e Mansur; Lorran, Matheus Roldan, Leleu e Filipinho; Matheus Jesus e João Figueiredo.

Técnico: Caio Zanardi, de 43 anos. Com passagens por Palmeiras (SP), Audax (SP), Paulista (SP), Al-Nasr (EAU), Seleção Brasileira Sub-17, Strikers (EUA) e por último o Desportivo Brasil (SP), o comandante chega com a missão de colocar atletas do plantel secundário do Galo apto para atuar pelo principal.

Destaque: Leleu, meio-campista, de 24 anos. O atleta já foi emprestado para grandes equipes do futebol brasileiro, como Náutico (PE) e Paysandu (PA). Recentemente, esteve no Boa Esporte, onde conquistou o acesso à elite do futebol mineiro.

Fundação: 12/10/1999
Melhor campanha na Segundona: estreante

O Betis Futebol Clube foi fundado através de uma ação social, que tinha como objetivo atender mais de 200 crianças por ano – tanto que sua fundação é justamente no Dia das Crianças – e com a mentalidade de afastar os jovens de um dos maiores malefícios nos dias de hoje: as drogas. O clube vem, desde 2016, disputando competições oficiais das categorias de base da Federação Mineira de Futebol (FMF).

Para a sua estreia no âmbito profissional, o Betis já realizou alguns amistosos, com duas vitórias (sobre o Olaria e a Seleção de Conselheiro Lafaiete) e um empate (sem gols, novamente com a Seleção de Conselheiro Lafaiete). O clube possui a filosofia de formação, tanto que 80% do seu elenco é oriundo das categorias de base. De acordo com a direção do clube, há uma proximidade com o Betis da Espanha.

Time-base: João Rinco; Lucas Ferreira, Tiago Paím e Leandro Costa; Ismael, Matheus, Gabriel e Bruno Henrique; Marcos Villas, Danrley e Jonathan Carioca

Técnico: Sílvio Júnior, de 33 anos. Será a sua primeira competição profissional como treinador. Já esteve a frente de equipes de base do Tupynambás, Tupi e do próprio Betis.

Destaque: Gabriel (Marreco), meio-campista, de 20 anos. O atleta está nas categorias de base do clube há quatro anos e tem conversas para deixar o país. O provável destino do jovem é o Real Betis, da Espanha. Há conversas

Fundação: 05/01/2006
Melhor campanha na Segundona: 4º lugar no Hexagonal Final em 2016
Última atuação profissional: Segundona Mineira em 2016 (4º lugar no Hexagonal Final)

Conhecido como “a equipe do Banco BMG”, o Coimbra Esporte Clube vai para a sua oitava participação consecutiva na competição. No ano passado, o quarto lugar no hexagonal final animou a direção, que colocou o clube em campo novamente este ano, desta vez com alguns “toques a mais”.

No “staff”, nomes interessantes no interior de Minas: o preparador físico é Dener Azevedo, com passagens por diversas equipes, como Democrata-SL, Villa Nova, Araxá e Guarani de Divinópolis. A preparação de goleiros fica a cargo de Ronaldo Gontijo, que trabalhou por muitos anos no Guarani de Divinópolis.

Time-base: Gustavo Rangel; Barone, Paulo Roberto Prestes, Diogo Henrique e Maicon; Luís Felipe, Lucas, João Willian e Deco; Weverton e Caio Dantas

Técnico: Éder Bastos, de 50 anos. Tem um expressivo currículo, principalmente quando auxiliava o treinador Ney Franco no Flamengo, Botafogo, Vitória, Coritiba e São Paulo, clube onde conquistou a Copa Sul-Americana 2012. Também ao lado de Ney Franco trabalhou na Seleção Brasileira Sub-20, sagrando-se campeão Sul-americano e Mundial da categoria com jovens como Neymar, Oscar, Lucas e Casemiro. Como treinador, trabalhou no Valeriodoce, CAP Uberlândia e Tupi.

Destaque: Caio Dantas, atacante, de 24 anos. Revelado pelo América e com boas passagens por Red Bull Brasil (S), Guarani (SP), Água Santa (SP) e Uberlândia, o jovem é a esperança de gols do Coimbra

Fundação: 14/06/1914
Melhor campanha na Segundona: Vice-campeão em 2012
Última atuação profissional: Segundona Mineira em 2015 (3º lugar no Grupo B)

Treinando há quase dois meses sob a supervisão de Fred Incalado – ex-jogador do Atlético – o Democrata de Sete Lagoas retorna ao futebol profissional após 2016 inativar este departamento do clube.

O atacante Lucas Vilella, ex-Social, vinha treinando no elenco do clube, mas recebeu proposta do futebol da Lituânia e se foi. Comandado pelo experiente zagueiro Carciano e o habilidoso meio-campista Juninho, o Jacaré busca o acesso.

Time-base: Ranule; Davisson, Carciano, Élder e Tiago Balaio; Rafinha, Alef, Marco Otávio e Juninho; Guilherme Junio e Guilherme Aguiar

Técnico: Fred Incalado. Natural de Sete Lagoas, Incalado já dirigiu o Jacaré em outras oportunidades e conhece bem o clube.

Destaque: Juninho, meio-campista, de 27 anos. É atual campeão da competição com o Tupynambás e o grande destaque do elenco democratense. Neste ano, disputou o Módulo I pelo Tupi e o Módulo II pelo Social.

Fundação: 04/12/2014
Melhor campanha na Segundona: estreante

Estreante no futebol profissional, a Associação Desportiva Internacional de Minas, de Uberlândia, foi fundada exclusivamente para a revelação de atletas. O clube é tradicional em torneios regionais, como o da Liga Uberlandense de Futebol (LUF) e de Campeonato Mineiro nas categorias Sub-15 e Sub-17.

O elenco do clube para a disputa da Segundona Mineira é composto, em média, por atletas de até 20 anos. Muitos atletas que estouraram a idade Sub-17 serão utilizados pelo técnico Carlos Alberto Baub. O clube vem se preparando no Complexo Esportivo do Parque do Sabiá.

Técnico: Carlos Alberto Baub (Carlão). Esteve, por muitos anos, na categoria de base do Uberlândia Esporte Clube.

Destaque: Yamato, atacante, de 19 anos. O japonês, apesar da pouca idade, está há três anos em território brasileiro e tem boas passagens por São Carlos (SP) e Ituano (SP).

Fundação: 21/05/1998
Melhor campanha na Segundona: 2º lugar em 1998
Última atuação profissional: Módulo II em 2016 (6º lugar no Grupo B)

Com uma nova diretoria e, consequentemente, nova filosofia de trabalho, o Ipatinga Futebol Clube se apresentou no início de junho visando a disputa do Campeonato Mineiro da Segunda Divisão. Sob comando do experiente Wantuil Rodrigues, com boas passagens pelo futebol mineiro, inclusive pelo próprio Ipatinga, o objetivo é apenas um: o acesso. Três amistosos foram realizados, com duas vitórias (3×1 sobre o Ponte Nova e 2×0 sobre a seleção de Manhuaçu) e um empate (1×1 com o Ponte Nova).

Atletas com boas passagens pelo clube estão de volta, como é o caso do lateral-esquerdo Márcio Gabriel, do meio-campista Luizinho e do atacante Kanu. Um dos destaques do Módulo II deste ano, o zagueiro André Alves, campeão com o Patrocinense, é um dos grandes reforços do elenco para a competição. O volante Fumaça, outro campeão com o Patrocinense, também acertou com o Tigre. A equipe estreia neste sábado (29), diante do Betis, no Ipatingão. A expectativa é de bom público no Vale do Aço.

Time-base: Kaiky; Julio, Victor, André Alves e Douglas Alexandre; Denilson, Daniel, Patrick Alam e Luizinho; Paulo Henrique e Kanu

Técnico: Wantuil Rodrigues, de 60 anos. O comandante já esteve a frente do Tigre em três ocasiões (entre os anos de 1998 e 2000, 2002 e 2004). Wantuil fez excelentes trabalhos com as categorias de base do Atlético e Cruzeiro, além de colecionar títulos em suas passagens pelo futebol japonês.

Destaque: André Alves, zagueiro, de 36 anos. O atleta foi um dos destaques do Patrocinense no Módulo II deste ano e coleciona boas passagens por clubes como Atlético Sorocaba (SP), Volta Redonda (RJ), ABC (RN) e Rio Branco (AC).

Fundação: 10/06/2007
Melhor campanha na Segundona: 2º lugar em 2007
Última atuação profissional: Módulo II em 2012 (3º lugar no Grupo B)

Afastado de competições profissionais desde 2013, o Poços de Caldas Futebol Clube retornou, este ano, sob nova direção. Para a disputa da Segundona Mineira, foram dois meses de preparação, iniciando a primeira fase de seletivas em São Paulo e finalizando em Minas Gerais.

O treinador Marcelo Albino tem, hoje, em seu elenco, 27 atletas, mas a expectativa é de contar com 30 para a competição. O clube realizou quatro jogos-treinos (vitórias diante das seleções de Três Pontas, Poços de Caldas e Mineiração Curimbaba e empate diante da seleção de Congonhal), mas por questões de calendários e logística, nenhum contra equipes profissionais.

Time-base: Fernando; Alexandre Lazarini, Davy, Rodolfo e Maicom; Diego, Arilson, Carlinho e Gustavo; William e Esquerdinha

Técnico: Marcelo Albino, de 37 anos. Foi auxiliar técnico do próprio Vulcão em 2011 e 2012, quando, na ocasião, a equipe disputava o Módulo II do Campeonato Mineiro. Em Poços de Caldas, foi treinador da equipe Sub-17 e Sub-20 da Caldense entre os anos de 2005 e 2007. Tem boas passagens pelas categorias de base da Ponte Preta (SP) e Mogi Mirim (SP). No ano passado, disputou a Segundona Mineira pela Esportiva Guaxupé.

Destaque: Davy, zagueiro, de 23 anos. Aprovado em uma peneira do Tupi, em 2015, o jovem zagueiro tem sido disputado entre os clubes do interior de Minas. Apesar da pouca idade, já rodou – e com boas apresentações – por Figueirense de São João del-Rei, Formiga, Valeriodoce e por último o Social, onde disputou o Módulo II deste ano.

Fundação: 31/10/2011
Melhor campanha na Segundona: 3º lugar em 2015 (Grupo A)
Última atuação profissional: Segundona Mineira 2016 (3º lugar no Grupo C)

Em sua terceira participação consecutiva na competição, o Ponte Nova Futebol Clube, que manda as suas partidas na cidade vizinha de Rio Doce, aposta em jogadores caseiros e com o objetivo de surpreender. Oito atletas da equipe Sub-20, que atualmente disputa o Campeonato Mineiro da categoria, serão aproveitados.

O jovem treinador Anderson, que conhece bastante a categoria de base do clube, terá nas mãos um elenco jovem e local. Dos cinco atletas acima de 23 anos, quatro são locais: o volante Lucas Rodrigues, o lateral esquerdo Jeferson Cialho, o zagueiro Igor Pezão e o lateral-direito Maicon. Dois amistosos foram realizados, com um empate e uma derrota diante do Ipatinga. Um último amistoso acontecerá neste domingo, diante da Seleção de Caputira. A equipe folga na primeira rodada.

Técnico: Anderson Chaves, de 35 anos. Em sua primeira temporada treinando uma equipe profissional, quer mostrar para o que veio. É “da casa”, com trabalhos pelas categorias de base do próprio Ponte Nova Futebol Clube.

Destaque: Andrezinho, atacante, de 24 anos. Jogador que se destaca pela sua velocidade, com passagens por Tupi, Nacional de Muriaé, Tombense, Democrata-GV e Social de Coronel Fabriciano.

Fundação: 27/11/1973
Melhor campanha na Segundona: 2º lugar em 2007
Última atuação profissional: Segundona Mineira 2016 (4º lugar no Grupo A)

Comandado pelo cobiçado Gerson Evaristo – conhecido como “Rei do Acesso” no Estado – o União Luziense, que tem em sua gerência de futebol o ex-jogador Walter Minhoca (com boas passagens por Cruzeiro e Flamengo), vem em busca do acesso ao Módulo II. Além da forte equipe extra-campo, a equipe de Santa Luzia vem com dois atuais campeões da competição pelo Tupynambás na temporada passada: o zagueiro Vavá e o atacante Cassiano. O experiente volante Caetano também vem negociando, mas precisa de uma liberação do seu atual clube, o Vitória (ES). Nomes conhecidos no Estado, como do volante Sandro (com diversos títulos com a camisa do Cruzeiro) e do atacante Eraldo (ex-Social) compõem o elenco de Evaristo.

Buscando o acesso ao Módulo II, o elenco de Gerson Evaristo se apresentou no dia 23 de junho, perfazendo um total de pouco mais de um mês de preparação para a competição. A equipe vem treinando no CT do Bemge, em Betim. Durante a fase de preparação da equipe, três jogos-treinos foram disputados: vitória diante do Sub-20 do União Luziense, que disputa o Campeonato Mineiro da categoria; empate com o Sub-20 do Villa Nova, que também disputa o Estadual Sub-20; e vitória expressiva, por 3 a 0, diante da equipe Sub-20 do Cruzeiro, que tem bons nomes no elenco.

Técnico: Gerson Evaristo, de 53 anos. Conhecido em Minas como “Rei do Acesso”, o treinador acumula acessos no Estado com o Minas, Mamoré e Formiga. Evaristo é, inclusive, o atual campeão da Segundona com o Tupynambás.

Destaque: Cassiano, atacante, de 27 anos. O atacante, revelado pelo Tupi, de Juiz de Fora, é atual campeão da competição pelo Tupynambás (e um dos artilheiros da equipe com sete gols), também de Juiz de Fora. O atleta acumula, ainda, passagens pelo Noroeste (SP), Nacional de Muriaé e Betinense, onde disputou o Módulo II deste ano e marcou quatro gols.

Artes: Roney Testa | InterMédio Sports

Compartilhe ...Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Email this to someonePrint this page

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *